sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

OSCAR 2018 – OS 9 PRÉ-FINALISTAS EM FILME ESTRANGEIRO


1. Uma Mulher Fantástica (Chile – dir. Sebastián Lelio)
2. Félicité (Senegal – dir. Alain Gomis)
3. Em Pedaços (Alemanha – dir. Fatih Akin)
4. Corpo e Alma (Hungria – dir. Ildikó Enyedi) VISTO
5. Foxtrot (Israel – dir. Samuel Maoz)
6. The Wound (África do Sul – dir. John Trengove)
7. The Insult (Líbano – dir. Ziad Doueiri)
8. Loveless (Rússia – dir. Andrey Zvyagintsev) VISTO
9. The Square (Suécia – dir. Ruben Östlund)

minhas apostas (até agora)

1. Uma Mulher Fantástica
2. Foxtrot
3. Em Pedaços 
4. Loveless 
5. Félicité

impressões

Algumas presenças nem são tão surpreendentes, mas é fato que Félicité (elogiado filme de Alain Gomis) pode arrebatar a lista e provavelmente ganhar uma indicação, já que se trata de um dos candidatos mais potentes. 

First They Killed my Father (Angelina Jolie) e 120 Batimentos por Minuto (Robin Campillo), dois favoritos da categoria (e que apareceram em diversas premiações) estão ausentes. Happy End (Michael Haneke) e Bingo – O Rei das Manhãs (Daniel Rezende), este último nosso representante nacional, também ficaram de fora. 

De longe, Uma Mulher Fantástica é o filme que deve levar o prêmio, mas Em Pedaços e Foxtrot ameaçam. Loveless é uma aposta distante, mas possível. Félicité deve entrar com potência, mas ganhar não é muito provável. Corpo e Alma, vencedor do Urso de Ouro em Berlim, é um filme com seus pontos positivos mas que, caso faça a lista dos cinco indicados, não terá muitas chances de conquistar, mas não duvido em nada que possa aparecer entre os concorrentes (a Netflix é a distribuidora do filme). 

The Square – ganhador da Palma de Ouro – foi tanto elogiado quanto criticado, mas está com força na corrida e pode papar uma indicação. Mas também não foi assim com o filme anterior de Östlund, que de tão forte nas premiações pré-Oscar terminou esnobado? 

The Insult – aclamado em Veneza – pode aparecer, mas é justamente a força da campanha dos outros candidatos que põe em risco a presença deste entre os finalistas. The Wound é uma surpresa usual, se fizer a lista será mais surpreendente ainda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário