sábado, 25 de fevereiro de 2017

ESTRELAS ALÉM DO TEMPO (2016)


Estrelas Além do Tempo, segundo longa-metragem de Theodore Melfi (cujo primeiro, Um Santo Vizinho, me agradou bastante) conseguiu, além de ser um baita sucesso de bilheteria, aclamação dos críticos e inclusão em várias listas de indicações a prêmios da safra mais renomada de Hollywood. E o sucesso do filme, em parte, é bastante justo. Num ano pós-"oscars so white", em que a polêmica da ausência de negros na maior premiação do cinema norte-americano gerou uma incômoda repercussão, o reconhecimento a filmes que denunciam o racismo e retratam a cultura negra é até justificável e essa abrangência faz-se necessária em tempos em que a diversidade é discutida de forma tão libertina. 

As temáticas são trabalhadas com um certo rigor, mas às vezes percebe-se um certo desinteresse em aprofundar a abordagem e trabalhar com ela diante de novos ângulos. Estrelas Além do Tempo segue à risca a clássica fórmula de "filme de história real" com pedigree hollywoodiano, mas o faz sem apelo dramático, sem a necessidade de polir sua trama com excessos narrativos, e a fluidez da narrativa acontece quase que naturalmente. 

O foco é o grupo de mulheres negras que trabalhava para a NASA na década de 60 ajudando a construir um veículo que pudesse levar o homem ao espaço. Nesse ínterim, pinta um contraste entre os interesses capitalistas do governo americano e os avanços do lado socialista. É uma história bastante curiosa de se acompanhar, ainda que não traga nada de inovador quanto às suas narrativas e intenções, embora esteja compromissado fortemente às causas do empoderamento feminino e da luta dos negros durante épocas difíceis na história americana. 

O ponto forte deste filme é o elenco, que está excelente, com destaque para o trio Taraji P. Henson (injustiçada nesta awards season, e que numa ótima cena do filme surta por sofrer discriminação dos colegas de trabalho), Octavia Spencer e Janelle Monaé. Também são destaques Kirsten Dunst, Kevin Costner, Mahershala Ali, Jim Parsons e Glen Powell. 

Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures)
dir. Theodore Melfi
★★★

Um comentário:

  1. Estrelas Além do Tempo consegue ser um filme eficiente sobre o tema, principalmente conforme a narrativa avança e os feitos de suas protagonistas. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar filmes baseados em livros. Também adorei 7 Minutos Depois da Meia Noite é um dos melhores filmes baseados em livros, porque tem toda a essência do livro mais sem dúvida teve uma grande equipe de produção. É muito inspiradora, realmente a recomendo.

    ResponderExcluir